MESTRE DECERIMÔNIAS
PRINCIPAIS RESPONSABILIDADES DE UM MESTRE DE CERIMÔNIAS (MC)
É de suma importância como MC compreender bem o fluxo e o propósito do evento com antecedência para criar o tipo correto de atmosfera no momento. Isso vale para todos os tipos de eventos, desde um seminário corporativo a um casamento ou formatura. Saber exatamente o que vai acontecer, o que deverá ser dito, em que tom, e a sequência dos segmentos é essencial, bem como rever a estrutura planejada e a agenda em detalhe.
A plateia deve se sentir bem-vinda, interessada e bem informada sobre tudo que está para acontecer. Os participantes devem se sentir bem-vindos e totalmente à vontade.
MARCANDO O TEMPO
O sistema de marcação de tempo escolhido deve ser fácil e claro para todos os envolvidos. A plateia se sente prejudicada por atrasos constantes caso o evento não siga à risca a agenda prevista.
A decisão pelo sistema de marcação de tempo deve ser tomada com antecedência e informada a todos para o sucesso do evento.
ROTEIRO
Para escrever o roteiro, o MC deve saber exatamente o que vai acontecer no evento, em que momentos, onde e com quem. Uma boa ferramenta para se obter este panorama geral e completo é montar uma agenda minuto a minuto com antecedência, que inclua todos os detalhes e horários importantes.
ENTUSIASMO
O MC também deve inspirar e motivar os participantes, para que fiquem na expectativa do palestrante seguinte. Não basta simplesmente ler cada palavra do roteiro. Os ouvintes ficarão entediados e perderão o interesse. Mas se o MC descrever os benefícios ou lições a serem aprendidas na apresentação seguinte, a plateia terá uma atitude completamente distinta. Os Mcs deve ajudar a construir a conexão entre o palestrante e sua plateia.
DICASVALIOSAS
Um outro detalhe que faz muita diferença é estabelecer junto ao organizador a quem o MC se reportará. Se quaisquer alterações forem feitas na agenda ou no programa, somente a pessoa designada pelo organizador poderá aprová-las e autorizar o MC a acrescentá-las a seu roteiro. Assim reduz-se a chance de ruído ou falha na comunicação do evento.
Também faz parte das atribuições do MC auxiliar os palestrantes com os ajustes do microfone no palco, para que se sintam confortáveis ao falar, caso não disponham de um lapela ou microfone volante.